Como montar o trabalho de arte?

Um trabalho bem feito exige uma apresentação impecável. Aí vão as dicas de como montar um bom trabalho de pesquisa:

A capa

A capa do trabalho é algo muito importante. Ela contém apenas três elementos fundamentais:

1º: no alto da página o nome, o número, a série e a turma do aluno com letras maiúsculas;

2º: no centro da página o título do trabalho com letras maiúsculas e grifado, entre o meio e a parte inferior deverá constar o nome do professor e da matéria;

3º: embaixo o nome da escola, dia e mês da entrega do mesmo.


A introdução

A introdução tem por função explicar o conteúdo do trabalho, indicando o que já foi escrito a respeito do tema e mostrando a importância e o objetivo do trabalho. Em todos os casos (séries e matérias), manifesta as intenções do aluno e os objetivos do trabalho, ou seja, a introdução sempre tem a mesma função, a de introduzir o assunto. Lendo a introdução, o leitor, no caso o professor, deve sentir-se esclarecido a respeito do conteúdo e tema do trabalho. Note-se, a introdução é a última parte do trabalho a ser escrita ou digitada.

O desenvolvimento

O desenvolvimento corresponde à parte principal do trabalho e será estruturado, ou seja, terá ou não subtítulos conforme a solicitação do seu professor. É justamente nesta parte que você irá desenvolver o tema do trabalho. É sempre bom lembrar que um trabalho bem feito é resultado de uma pesquisa bem feita. Uma pesquisa bem feita significa: leitura de livros, dicionários, revistas, jornais, televisão e a internet, é claro. É bom que fique bem claro que pesquisa NÃO é COLA (control C e control V) de livros, internet ou qualquer outra fonte de pesquisa. O que você pode fazer é a coletagem de algumas informações destas fontes. Sem pesquisa séria não há trabalho bem feito, não há conhecimento verdadeiro adquirido. O professor conhece, por experiência própria, se o trabalho foi feito pelo próprio aluno, por um amigo ou parente, bem como se é cola da Internet.

A conclusão

A conclusão é a síntese para a qual caminha o trabalho. Será breve e tem como objetivo relembrar os resultados da pesquisa elaborada até então. O autor do trabalho (o aluno) manifestará seu ponto de vista sobre o tema e os resultados obtidos. Como na introdução, a conclusão também é a última parte do trabalho a ser escrita ou digitada.

A bibliografia

Trata-se da parte do trabalho onde são citadas as fontes de pesquisa. De onde você tirou o conteúdo para a elaboração do trabalho. A referência bibliográfica ou bibliografia é iniciada com o último sobrenome do autor em letra maiúscula, depois nome, e se for o caso, os outros sobrenomes; depois o título do livro grifado; depois, se for o caso, a edição do mesmo; a cidade seguida da editora e ano de publicação do livro. Parece complicado no início, mas é algo muito fácil, você verá! Veja os exemplos abaixo:

Na pesquisa do meu trabalho sobre a segunda guerra mundial foram usadas três fontes: um livro, uma revista e a internet. Vejamos como ficará a citação destas fontes na bibliografia:

o livro:
Foi escrito por Paulo Ricardo Mello de Farias:
FARIAS, Paulo Ricardo Mello de. A verdadeira história da segunda guerra mundial. 4. ed., São Paulo, Campinas, Papirus,1999.

a revista:
Revista: Veja. O nazismo e a segunda guerra. p. 12, 13 e 15. Edição de Setembro de 2004.

a internet:
É errado citar o site de busca, como por exemplo: www.google.com.br . Você deverá citar o endereço completo da página da pesquisa. Veja:
www.google.com.br/faced/gtcurric/guerra/121004.htm

Se o trabalho for digitado, todo o conteúdo da introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia será fonte doze (12). Tanto o trabalho impresso como o feito à mão deverá ser PRESO COM GRAMPO e nunca com a ponta dobrada ou preso com clipes.


Nenhum comentário: