A arte na Pré-História

  • Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto antes da escrita.
  • A arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.
  • As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000a.C., portanto no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.
  • O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano. Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
  • * PINTURA RUPESTRE: feitas em rochedos e paredes de cavernas. As protuberâncias da natureza eram aproveitadas para causar efeitos de volume nas pinturas. Pintavam com os dedos, pincéis, espátulas, realizavam sistema de nebulização para obter sombreados de mão em negativo - caniço oco para soprar a tinta.
  • * Tintas coloridas: as cores empregadas eram o preto do carvão, o branco do gesso, o vermelho, marrom, tons amarelados e esverdeados extraídos da terra e vegetais. Sangue de animais, ocre-mineral que podia ser socado e virar pó, produzindo pigmentos vermelhos, marrons e amarelos. Os pigmentos eram esfregados nas paredes com as mãos ou misturados em gorduras de animais e aplicados com pincéis feitos de caniços, penas e pelos.
  • * Mão: a representação da mão sugere que o homem já fabrica seus objetos. Técnica utilizada: Stencial - sopravam por canudos (ossos ocos) as tintas sobre a mão pousada na parede da caverna. Obtia-se silhueta da mão, como um filme em negativo.
  • * Esculturas: objetos religiosos, artísticos e utensílios. Temática: animais e figura humana. Estatueta e gravação.
  • * Figuras femininas: culto à fecundidade. Mulher mãe natureza - formas volumosas e fartas - órgãos sexuais exageradamente grandes. Seios e nádegas volumosas, ventre saltado.
  • * Arquitetura: Inicialmente refugiavam-se em lugares que a natureza oferecia - aberturas nas rochas, cavernas, grutas. Mais tarde construíram abrigos com peles de animais caçados, fibras de árvores. No final do Neolítico surgem as primeiras construções de pedras.

Um comentário:

Wellington disse...

nao me explicou muito bem por que eu tenho um trabalho de Arte, e a pergunta é: o que o homem pré historico pintava?
nao gostei por que nesse site nao explicou muito bem. poderia ter uma coisa melhor né?
quem concorda da uma curtida ai valeu <3